A Iara é uma dos mitos mais conhecidos da região amazónica. É uma linda mulher morena, de cabelos negros e olhos castanhos. Exerce grande fascínio nos homens, pois aqueles que a vêem banhar-se nos rios não conseguem resistir aos seus encantos e atiram-se nas águas. Aqueles que se atiram ao rio, para chegar perto de Iara, nem sempre voltam vivos. Os que sobrevivem, voltam assombrados, falando em castelos, séquitos e cortes de encantados.
É preciso muita “reza e pajelança” para tirá-lo do encantamento. Alguns descrevem Iara como tendo uma cintilante estrela na testa, que funciona como chamariz que atrai e hipnotiza os homens.
Acredita-se também que ela tem forma de peixe na parte inferior (uma sereia?), outros dizem que é apenas um vestido, ou uma espécie de saia, que ela veste por vaidade e para dar a ilusão de ser metade mulher/ metade peixe. Em certos locais, dizem que Iara é um boto-fêmea.
Ela também encanta os homens e leva-os para o fundo do rio. Em outros lugares dizem ser a própria boiúna (cobra grande).
Fonte: Portal da Amazônia

Comente