Lendas, “Curupira”

Postado por Vanessa Rodrigues em 15 de Novembro de 2009

curupira

Não há comunidade que não fale nele. Descrevem-no como a mãe da natureza, invisível, guardião da floresta que não deve nunca ser desafiado, pois é um ser vingativo que pode causar graves problemas ao prevaricador.

O Curupira é um ser que faz parte do lendário amazônico há centenas de anos e cujas histórias passaram de geração em geração. Guardião das florestas e dos animais, possui traços de índios, cabelo de fogo e os pés virados para trás.

Esse ser é o protetor daqueles que sabem se relacionar com a natureza, utilizando-a apenas para a sua sobrevivência. O homem que derruba árvores para construir sua casa e seus utensílios, ou ainda, para fazer o seu roçado e caçar apenas para alimentar-se, tem a proteção do Curupira. Mas aqueles que derrubam a mata para exploração ilícita, os que caçam indiscriminadamente, têm no Curupira um terrível inimigo e acabam caindo nas suas armadilhas.

Para se vingar-se, o Curupira transforma-se em vários animais de caça e outros seres animados. Pode ser uma paca, onça ou qualquer outro bicho que atraia os caçadores para o meio da floresta, fazendo-o perder a noção de seu rumo e ficar dando voltas na selva, retornando sempre ao mesmo lugar.

Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que sua arma não funcione ou fique incapaz de acertar qualquer tipo de alvo.

Na interpretação de antropólogos e historiadores, a lenda do Curupira revela a relação dos índios brasileiros com a mata. Não é uma relação de exploração, de uso indiscriminado, mas de respeito pela vida.

Fonte: “Portal Amazônia”

Related Posts with Thumbnails

Comente