Lendas, Guaraná

Postado por Vanessa Rodrigues em 5 de Janeiro de 2010

guarana01Por que é que este fruto energizante, chamado Guaraná, tem forma de um olho desperto e atento?

Conta-se que um casal de índios da tribo Maués vivia, há muitos anos, sem ter filhos. Um dia pediram a Tupã (uma entidade da natureza personificada pelo som do trovão), que lhes desse uma criança. Tupã, sabia que o casal era bondoso, por isso, atendeu o desejo: deu-lhes um lindo menino.

O tempo passou, o menino cresceu belíssimo, generoso e querido por todos na aldeia. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão e do mal, tinha muita inveja do menino. Decidiu matá-lo.

Um dia, quando o menino foi coletar frutos na floresta,  Jurupari aproveitou-se da ocasião para se vingar e acabar com a inveja que o carcomia. Transformou-se numa serpente venenosa, atacou e matou o menino.

A notícia da tragédia espalhou-se rapidamente. Nesse momento, trovões ecoaram e fortes relâmpagos caíram na aldeia.

A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que deveriam plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos. (Há uma outra versão da lenda que fala que a tribo passava fome e que teria sido essa nova planta que os salvara da morte).

Assim foi feito, e os índios plantaram os olhos da criança. Neste lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano.

Aliás, hoje só na regiáo de Maués, no Estado do Amazonas é que cresce o Guaraná, vendido em todo o Brasil, como um energizante natural.

——————————–

O guaranazeiro (Paullinia cupana, variedade sorbilis (Martius) Duke) é uma planta nativa da Amazónia, produz o fruto conhecido como guaraná. É uma espécie vegetal arbustiva e trepadeira da família das sapindáceas, cujo nome provém do termo indígena “varana”, que significa árvore que sobe apoiada em outra. Foi Cultivado inicialmente, na Amazônia pelos índios maués e hoje também é largamente cultivado na Bahia. Na Amazónia, a cidade de Maués é o município com maior produção do produto.

Related Posts with Thumbnails

Comente